MATÉRIA DO FANTÁSTICO | PREECHIMENTO COM PMMA (bioplastia).

Domingo passado, o Fantástico exibiu uma matéria sobre a Bioplastia e as graves conseqüências que ela pode ter. Recebi vários e-mails sugerindo esse tema e aqui vou explicar para você entender bem.

A chamada BIOPLASTIA foi criada com o intuito de fazer uma plástica sem corte. Nascida entre os Cirurgiões Plásticos, a técnica é para moldar determinada área do corpo sem o uso do bisturi. Por exemplo, é possível modelar o formato do nariz, dos lábios, o tamanho do bumbum, as bochechas… enfim, injetando-se o polimetilmetacrilato (PMMA), o Cirurgião modela a área tratada.

Em boas mãos, realizada por um Cirurgião Plástico habilidoso e profundo conhecedor da técnica, pode dar bons resultados. Não fosse assim, nenhum médico faria. Que louco faria uma técnica com 100% de risco de dar complicação? Baseado nisso, o Ministério da Saúde aprovou seu uso e o SUS paga para os pacientes HIV-positivos fazerem nas bochechas (pois a medicação faz a maçã do rosto desaparecer). Assim, o PMMA não é uma substância proibida – é legal, pode ser injetada e inclusive está disponível no SUS.

Porém, o PMMA tem seus problemas. E quando dá problema, tem um detalhe básico: NÃO TEM O QUE FAZER. Essa é a grande questão. Se der certo, excelente. Se der errado, acabou. Não tem como ser diluído, removido, extraído ou melhorado. É uma complicação para o resto da vida e alguns meses depois da morte, pois o corpo humano se degrada antes dele.

O PMMA é palpável. Ou seja, quando uma pessoa coloca nos lábios, no nariz, no bumbum ou no rosto, qualquer um que colocar a mão ali sente algo duro. Ele é um líquido, mas depois de injetado, vira um cimento embaixo da pele. Endurece. E você sente aquele negócio duro ali debaixo. Muito desagradável.

O PMMA dá muita reação alérgica. Por ser um produto sintético, que não existe no organismo, o PMMA pode dar fortes problemas alérgicos. E não tem o que fazer. Aparecem nódulos, vermelhidões, pus, inchaço e dor. Usa-se corticóide (é, aquele remédio que engorda que é uma beleza) para as crises. Mas vira e mexe, a reação reaparece e o local fica horrível.

O PMMA é definitivo. Imagine que você não goste do resultado, por exemplo, achou que a boca ficou grande demais. Que pena. Vai ter que ficar assim o resto da vida. E mais seis meses. Não existe como retirar.

O PMMA pode migrar (sair do lugar). Uma vez fui a uma loja e a vendedora me reconheceu como dermatologista e começou a conversar assunto de consultório. Ai, ouvi alguém fazendo “psiu!psiu!” lá de dentro da salinha e apareceu uma mão me chamando. Só  a mão! Fui praticamente atraída pela curiosidade de chequei até a porta para ver do que se tratava. Era a gerente, que trabalhava de portas trancadas. Ela tinha colocado PMMA perto do nariz. O líquido escorreu e acumulou na mandíbula, formando uma azeitoninha de cada lado do rosto. Ela simplesmente não aparecia em público. Queria saber se existia já algo para remover aquilo. Não tem. Pode colocar no lábio e ir para o queixo. No joelho e ir para a perna. No bumbum, e descer para a coxa.

Agora, estou falando de complicações possíveis feitas com um médico competente. Não vou nem comentar os riscos do PMMA injetado por uma pessoa que não é médica, como mostra a reportagem. É desnecessário eu falar o tamanho da falta de juízo dos DOIS lados – paciente e executante.

Mas por quê o PMMA ainda é feito? Pelo motivo mais simples desse mundo: porque é barato. Aliás, baratíssimo. Por isso é que tem no SUS. Uma seringa de ácido hialurônico, que é o preenchimento feito por Dermatologistas e médicos menos corajosos, custa aproximadamente 10 vezes mais do que um frasco de PMMA. Para dar volume em um bumbum com ácido hialurônico, o médico não gastaria menos que uns 10 mil reais só de custo com o preenchimento. E o resultado perduraria por cerca de 1 ano e pouco. Com PMMA, ele é permanente. E sai muito, muito, muito mais barato.

Moral da história: estética injetável é cara. Os produtos são excelentes, praticamente desprovidos de complicação – como o Botox e o preenchimento com ácido hialurônico. Mas tem custo alto. Não faça PMMA. Não vale a pena. O mínimo que pode ocorrer é você ficar o resto da vida com um resultado que não gostou.

Se você não assistiu a reportagem, clique aqui:

Fantástico

67 Comments

  1. RENATA's Gravatar RENATA
    8 de dezembro de 2013    

    EXCELENTE E ESCLARECEDORA POSTAGEM! PARABÉNS!

  2. Regina Rissatti's Gravatar Regina Rissatti
    8 de novembro de 2013    

    Dra Dayse,
    Estive em dois consultórios com opiniões contraditórias sobre o Radiesse. Um indicou (tenho 50 anos e quero eliminar o bigode chines, aumentar as maças do rosto e contorno maxilar). O outro disse que não é seguro, que tem pouvido muito em congressos sobre rejeições. O que vc acha deste produto?

  3. 7 de novembro de 2013    

    Olá Dra Dayse,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la por abrir esse espaço para esclarecimento de nós, leigos na área. Gostaria de perguntar o que se senhora pensa do aqualift, nova substância disponível no mercado. O aqualift é um tipo de PMMA? Pode trazer os tipos de complicações mencionadas acima??
    Obrigada!!
    Abs e fique com Deus,
    Tatiana

  4. flavia's Gravatar flavia
    4 de novembro de 2013    

    tenho um afundamento no rosto que me incomoda demais,tem como eu fazer algum tipo de preenchimento????fora o pmma?

  5. Luciana's Gravatar Luciana
    1 de novembro de 2013    

    Dra Dayse quero saber se pode colocar acido hialuronico no tornozelo, pois são finos ,para dar uma melhorada.Agora não quero mais fazer bioplastia.E porque ainda tem tantas clinicas fazem propaganda mostrando verdadeiros milagres se e tão perigo,essas clinicas deverian,nos informa que podemos ficar deformados pra sempre.

  6. Renata's Gravatar Renata
    4 de outubro de 2013    

    Dra. Dayse,

    Quais os riscos do uso da Hiarulonidase pós preenchimento? Ela pode dissolver o seu acido hialurônico natural (caso pegue fora do ac injetável)? E trazer algum tipo de dano irreversível sobre a pele?

    • Roberto's Gravatar Roberto
      19 de outubro de 2013    

      a hialuronidase vendida e mais utilizada é a hyalozima, mas precisa ser muito diluida e não trará problemas com o nosso ácido hialurônico, entretanto se em altas concentrações sim, trará um aspecto de flacidez com difícil tratamento…. mas autoresolutivo.

  7. Edenilson Santos da Costa's Gravatar Edenilson Santos da Costa
    25 de setembro de 2013    

    eu estava pensando em fazer o queixo, então a colocação de protese é a melhor opção?

    • Chacur's Gravatar Chacur
      19 de outubro de 2013    

      Existem diversas opções de substâncias preenchedoras no mercado, como acidos hialuronicos ( 1 ano) Radiesse ( 1,5 anos) Aqualift ( 5 anos) e metacrilato ( permanente)…
      A protese de mento é rígida ( mais duro que metacrilato) e ainda mais palpável e pode ” colar” torto ou não ficar do tamanho esperado…
      o preenchimento pode ser gradativo, com anestesia local, sem surpresas quanto ao resultado e menos invasivo… ( eu prefiro preenchimento inclusive PMMA )

  8. Mirian's Gravatar Mirian
    30 de agosto de 2013    

    Acabei de fazer preenchimento nas maçãs e lábios…estou com medo pois eu nao sabia das complicações

    • Chacur's Gravatar Chacur
      19 de outubro de 2013    

      Não se apavore, os resultados se bem aplicado são excelentes,
      Quanto ao labio realmente um pouco arriscado pelo fato de o produto ficar um pouco palpavel.
      A matéria falava em metacrilato mas era silicone líquido, e aplicado por profissionais não médicos… o silicone pode migrar…. o metacrilato mesmo após 300 mls em gluteo ele não escorre e o paciente pode sentar imediatamente após o procedimento.

  9. Célia B W Rodrigues's Gravatar Célia B W Rodrigues
    31 de março de 2013    

    Olá Dra Deise td bem ?
    Gostaria de saber se sou alérgica O Pmma. Gostaria de colocar 300 ml total
    150 em cada lado. Mais ouço falar horrores td que ouço é muito ruim.
    Rejeição, absorvição, durabilidade mínima, td que falam é compra o
    Procedimento.
    Obrigada.
    Célia

  10. Eloisa's Gravatar Eloisa
    29 de março de 2013    

    Dr. Fiz um aumento labial com metacrilato, com um cirurgião membro da sociedade de cirurgia plástica, não gostei do resultado, pois ficou como um “bico de pato”, inchado acima dos labios, há como diminuir esta impressão de inchaço com drenagem linfática ou uma cirurgia.
    obrigado

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      2 de abril de 2013    

      Não tenho experiência, mas acredito que não tenha.

  11. VIVIANE's Gravatar VIVIANE
    15 de março de 2013    

    BOA TARDE,FIZ BIOPLASTIA HA MAIS DE 1 ANO,NO GLUTEOS E SO AGORA COMECOU A EMPEDRAR,ESTA ME DANDO FEBRE TODOS OS DIAS E OS CAROCOS ESTAO MUITO QUENTES,TEM COMO REMOVER COM CIRURGIA

    • RENATA's Gravatar RENATA
      1 de abril de 2013    

      BOM DIA! QUERIA FAZER BIOPLASTIA NO BUMBUM E NA COXA, MAIS QUERIA SABER QUAL O MATERIAL MAIS SEGURO? E SE O PROCEDIMENTO SERIA FEITO E UM SÓ DIA, E QUANTO TEMPO PARA O RESULTADO SER EFETIVADO, SERIA CASO DE ESTETICA MESMO, MAIS QUERIA COXAS MUITO TORNEADA E GROSSA, SERA QUE SERIA POSSIVEL ESTE RESULTADO COM A BIOPLASTIA? E QUAL A MEDIA DE PREÇO, POIS EM MINHA CIDADE NAO TEM NENHUM MEDICO QUE FAÇA, ENTAO QUERIA SABER O PREÇO?

      • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
        2 de abril de 2013    

        Não trabalho com bioplastia – não sei te informar.

  12. Filipe Junqueira's Gravatar Filipe Junqueira
    15 de março de 2013    

    Ola Dra Dayse, achei muito interessante o que a senhora escreveu sobre o PMMA. Eu tenho 24 anos e já coloquei o PMMA na linha da mandíbula e no queixo, o resultado ficou muito bom, mas, quando eu fui colocar o PMMA no nariz para resolver uma ponta nasal um pouco caída de uma rinoplastia mal sucedida, deu uma melhorada mas não ficou interessante… Será que eu poderia fazer outra rinoplastia para corrigir a ponta caída ou depois do PMMA seria melhor não ? ùltima pergunta, caso o preenchimento do PMMA não fique satisfatório, é possível tentar preencher com um filler diferente, por exemplo o Juvederm ? Eu fiz o bigode chinês com o PMMA mas não ficou legal e eu tava pensando em fazer com o Juvederm …
    muito obrigado

    • Ana's Gravatar Ana
      27 de julho de 2013    

      Em qual clinica voce colocou?

  13. edna's Gravatar edna
    13 de março de 2013    

    olá doutora eu gostaria de fazer aplicaçao nas coxas e panturrilha da pra fazer com acido hialuronico

  14. LUCILENE's Gravatar LUCILENE
    2 de março de 2013    

    Ola Dra.Dayse obrigada por essas explicações, agora eu sei que e arriscado fui ao medico ele me falou que eu iria gastar dez mil reais para fazer o preenchimento de gluteo,procurei saber melhor sobre a bioplastia,so vc fez eu entender melhor muito obrigada,muitos falam que nao tem tantos ploblemas mas ninguem comentou sobre o que realmente pode acontecer se caso vier dar errado, espero que outras pessoas possam entender como eu ler antes de fazer algo, confiar que vai dar tudo certo.

  15. 28 de fevereiro de 2013    

    Ola dr Dayse, adorei suas explicações ,Fiz uma rinoplastia que gostei muito do resultado mas o medico fez ela fexada e devido não ter enchertado meu nariz o lado direito ficou com uma saliencia parece um buraquinho é bem na curva do nariz ,ele me deu alta depois de 8 meses e me sugeriu fazer um preenchimento deste lado com PMMA ,SÓ QUE FUI Pesquisar e fiquei chocada com tantas complicações só que meu médico é muito profissional confio muito nele ,será que é perigoso ?Gostaria de ouvir sua opinião abraços!!

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      28 de fevereiro de 2013    

      Elaine, discuta com ele a experiência que ele tem, os resultados. O PMMSA é muito usado ainda, claro que existem inúmeros casos de bom resultado. O problema é realmente quando existe reação ao produto. Mas discuta com ele, já que é um bom profissional, saberá te propor a melhor solução para o caso.

  16. Célio Sampaio's Gravatar Célio Sampaio
    27 de fevereiro de 2013    

    Boa noite Dr tudo bem?
    Então Dr tem uma moça que fez o uso do pmma e ja tem uns 5 a 6 anos atraz, e tem uns 4 anos q ela faz o uso de homoterapia. Ela ta apresentando perca de peso frequentimente e parace esta com problemas psiquicos e alega q foi o resultado do PMMAtem algo aver ou nao ?

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      27 de fevereiro de 2013    

      Provavelmente não.

  17. Paula's Gravatar Paula
    21 de fevereiro de 2013    

    Doutora, gostaria de saber qual substância pode ser usada para o aumento do bumbum!? A Dra faz esse procedimento?

    Beijos

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      27 de fevereiro de 2013    

      Não faço!

  18. Liana's Gravatar Liana
    16 de fevereiro de 2013    

    Olá, meu médico aplicou o PMMA na minha genitália e 3 meses depois deu rejeição. Pois o mesmo refez a cirurgia e retirou todo o PMMA e ainda me deu o produto retirado pra futuro testes caso quisesse processá-lo, em nenhum momento deixou de me prestar auxilio. Ou seja, na medicina nada é impossível e isso comprova que o produto pode sim ser retirado.

  19. Danielle's Gravatar Danielle
    9 de fevereiro de 2013    

    Doutora, gostaria de saber se quanto tempo dura o Acido, sempre quiz ter a maça do rosto mais saliente, fiquei com medo deste PMMA, o tempo de vida deste produto e Duradouro, não queria fazer e depois de um ano ter que retocar, tenho 25 anos,espero um resposta para poder fazer a Bio. Obrigada.

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      13 de fevereiro de 2013    

      O ácido hialurônico tem uma média de 12 meses, havendo alguns produtos para duração entre 18 e 24 meses. Não mais que isso.

  20. milla's Gravatar milla
    7 de fevereiro de 2013    

    bom dia dra. nao tem nem um mês q fui a um consultorio p fazer preenchimento do bigode chines c ac hialuronico, e descobri ha poucos dias q o méd. equivocadamente e contra minha vontade me aplicou o pmma, nao tenho sentido efeitos adversos, mas o inchaço nao diminui tdo e fiquei c as maçãs do rosto elevadas; um lado mais q o outro; ele disse q se nao diminuir é só aplicar corticoide, mas q eu nao me preocupasse pq essas coisas q falam pela internet sao exageros, ou sao de pessoas q se submeteram a profissionais errados ou a uma má qualidade do pmma; estou revoltada e preocupada tb pq nunk a livre e espontanea vontade me submeteria a isso sabendo dos riscos… estou at estudando a possibilidade de processa-lo, mas fico receosa pq fazendo isso ele nao me acompanhará mais… nem sei o q pensar… ele disse q tem pmma na testa, pq sofreu um acidente e teve o cranio desfigurado e q tb aplicou nos pais, na noiva e q nao teve problemas c seus pctes e bla bla bla… queria saber por favor da sra, se tem como ser retirado esse pmma cirurgicamente; pois penso em fazer uma rinoplastia, entao queria saber se tem como fazer uma rinoplastia e tentar retirar essa porcaria do meu rosto antes q possa apresentar outros problemas, ele nao está endurecido ainda, palpando, parece uma fita tipo geléia; só do lado direito q nao sinto mto qndo faço palpação, parece q se espalhou, nao sei explicar, e é o lado q está mais inchado… entao, por favor assm q puder me responda!!! pq sendo possivel, procurarei um cirurg plastico e voltarei a esse med e tentarei fazer um acordo c ele, p tipo ele pagar p q isso q eu nao pedi seja retirado. obrigada.

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      13 de fevereiro de 2013    

      Milla, não posso te orientar quanto ao processo cirúrgico de remoção do PMMA porque tenho nenhuma experiência com isso. Inicialmente, acho que você deve seguir as orientações que o médico te passar (estou considerando que você fez com um bom profissional) e aguardar um pouco pois ainda existe a chance de ter uma evolução favorável. Se isso não acontecer, procure um excelente cirurgião que tenha experiência com complicações com PMMA.

  21. Walden's Gravatar Walden
    6 de fevereiro de 2013    

    Eu apliquei o PMMA a 6 anos atrás e nunca tive problema nenhum e não me arrependo, eu fui ciente dos riscos. Problemas podem acontecer tanto com bioplastia e plásticas normais, não vejo do porque de tanto alarde. Se você tem esse desejo de fazer a bioplastia, faça primeiro um teste com o acido H. Depois se você gostar você pode fazer o permanente e pergunte para o seu médico qual a marca do PMMA e seu fabricante.

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      16 de fevereiro de 2013    

      Não faz nenhum sentido fazer o teste com ácido hialurônico antes, pois é um produto totalmente diferente do PMMA. Não ter problema com o hialurônico não diz nada em relação ao PMMA. É a mesma coisa que falar que vc pode tomar Novalgina porque não é alérgico a aspirina. Existem inúmeros casos de bom resultado com o PMMA, sem dúvida e muitas pessoas satisfeitas. O alarde faz todo sentido pelos inúmeros relatos que vemos e pacientes que atendemos diariamente e sempre diante do mesmo dilema: simplesmente, nos casos que são errado, não há o que fazer. Os estudos e o número de casos documetnados com problemas justificam sua abolição do uso médico ou melhora do produto.

  22. 2 de fevereiro de 2013    

    LEILA
    OLÁ, DRA. BOA TARDE!
    LENDO A RESPEITO DO PPMA, LEMBRO-ME Q EM 2006 FIZ ESSE PREENCHIMENTO NAS ÁREAS ENTRE AS SOBRANCELHAS E NASOLABIAIS. UMA SEMANA APÓS A APLICAÇÃO APARECERAM AS COMPLICAÇÕES, COMO INCHAÇO, VERMELHIDÃO, E FIZ MUITA APLICAÇÃO DEDRENAGEM LINFATICA, TOMEI CORTISONA. O CONTEÚDO FOI MÍNIMO APLICADO. GRAÇAS A DEUS, EM 1 MES SUMIRAM AS COMPLICAÇÕES.O MÉDICO ME DISSE Q O Q ACONTECEU FOI Q MEU ORGANISMO FEZ A REJEIÇÃO E ACABOU POR TRAZER ESTE PROBLEMA. GRAÇAS A DEUS NÃO DEU MAIS PROBLEMAS, EMBORA APENAS A ÁREA ENTRE AS SOBRANCELHAS DE VEZ EM QUANDO APRESENTEM UMA LEVE VERMELHIDAO, Q LOGO SOME. COMO EU GOSTARIA DE FAZER UM LIFTING DE PESCOÇO E ROSTO, PERGUNTO: SERÁ QUE ESTE LIFTING PODERIA ACENDER, FAZER VOLTAR ESTES PROBLEMAS?? VEJA BEM: NÃO SERIA UMA APLICAÇÃO DO QUER QUER Q FOSSE, MAS SIM, A PLÁSTICA TRADICIONAL EM SÍ. MUITO GRATA DESDE JÁ,

  23. Gigi's Gravatar Gigi
    7 de janeiro de 2013    

    Dra Dayse a senhora é show !!!
    Muito boa a sua matéria, tem muita resposta boa para todos os tipos de pergunta que são feitas.
    Gostei muito, um abraço.

    Gigi

  24. 6 de janeiro de 2013    

    ola dr tenho um problema na bumbum um lado e´ mais abatido que o outro tomei um choque te alta tensao,e depis ficou assim tenho vergonha de ir a praia e colocar roupa muito coloda pis aparece oque tevo fazer esta me encomodando muito me ajuda atenciosamente ro

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      7 de janeiro de 2013    

      Procure um Cirurgia Plástico conceituado em sua cidade para ver as possibilidades de volumização. Bjk!

  25. MARIA DA CONCEIÇÃO's Gravatar MARIA DA CONCEIÇÃO
    28 de dezembro de 2012    

    Dra boa noite!
    Realizei uma rinoplástia a um ano e o resultado foi ótimo a mediad que o edema foi saindo a ponta foi caindo,ou seja,agora gostaria de corrigir e a alternativa oferecida pelo cirurgião plástico foi a aplicação do PMMA,pois não tenho cartilagem suficiênte para uma nova cirurgia,teria alguma outra altermativa da qual a senhora possa oferecer?

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      28 de dezembro de 2012    

      Não, eu não faço correção cirúrgica. Você realmente vai ter que discutir com o pessoal da Cirurgia Plástica.

  26. Leticia Lima's Gravatar Leticia Lima
    25 de dezembro de 2012    

    Boa Noite Dra Dayse

    Gostaria de tirar uma duvida,eu fiz uma bioplastia no nariz tem 2 anos,fiz duas aplicações uma no dorso e outra na ponta,a dor dorso desceu para ponta e meu nariz esta um pouco inchado,será que é possível ser retirado esse produto?Já procurei vários especialistas e ficou em um valor absurdo para fazer a rinoplastia.Mas o meu medo é o resultado dessa cirurgia.É possível mesmo ter um bom resultado?

    Obrigada,

    Leticia Lima

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      26 de dezembro de 2012    

      Não é possível retirar, infelizmente.

  27. Karla Delma's Gravatar Karla Delma
    27 de novembro de 2012    

    Quero telefone endereço, se possivel preços para aumento de bumbum!

  28. Micheline's Gravatar Micheline
    24 de novembro de 2012    

    Dra. o procediment com a propri gordura do meu corpo é mais seguro? e Quanto ficaria? Obrigada.

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      24 de novembro de 2012    

      Gordura é muito segura, mas absorve rápido e é uma técnica mais grosseira, vamos dizer assim.

  29. Josi's Gravatar Josi
    23 de novembro de 2012    

    eu fiz bioplastia da boca e ficou grande demais e SIM EU RETIREI PARTE DO PMMA entao dizer q e impossivel de retirar nao procede porq eu mesma ja fiz isso…. o acido hialuronico tbem tem seus problemas pois cada vez q uma substancia e injetada na pele ela causa fibroses e ao longo de varias aplicaçoes essas fibroses causam mtas distorçoes entao tbem nao e absolutamente livre de inconvenientes…

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      23 de novembro de 2012    

      PMMA não é retirável, a maioria dos casos de reação ocorre muitos anos depois e a pessoa vai ter que conviver com o problema. Se você retirou, havia ácido hialurônico junto e foi feito hialuronidase para dissolver. PMMA não foi, a não ser que você tenha feito CIRURGIA – cortar e diminuir a boca, que é a única forma de retirar: CIRURGIA. Existe um número cada vez menor de médicos aplicando e provavelmente o próprio governo o substituirá por ácido hialurônico pelos problemas serem permanentes. Não há distorções por fibrose com ácido hialurônico, pois é um material biocompatível – você o tem no organismo. Só se o produto estiver misturado a alguma coisa. Por isso, apesar de sair muito mais caro para o médico, opta-se por ele e há um abandono progressivo de PMMA.

  30. Anônimo's Gravatar Anônimo
    23 de outubro de 2012    

    dra é possivel deixa o nariz menos chato com o proceimento da bioplastia. meu nariz é do tipo batada, nao é tao aberto , mas redondo. a biopastia realmente funciona nesse caso?

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      23 de outubro de 2012    

      Não sei informar porque não faço bioblastia – não tenho experi~encia.

  31. Caio's Gravatar Caio
    19 de outubro de 2012    

    Gostaria de arrebitar levemente a ponta do meu nariz, o ácido hialurônico seria eficaz para mim?

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      19 de outubro de 2012    

      Caio, normalmente não. Usamos mais o Botox para isso, mas é realmente preciso ir ao seu dermatologista para avaliar se sua musculatura responderia com essa técnica.

  32. Giselle's Gravatar Giselle
    18 de julho de 2012    

    Dr. Dayse, a principio gostaria de parabenizá-la por esclarecer as dúvidas e angústias de muitas pessoas.
    Eu fiz o procedimento de bioplastia no final do ano de 2010, mas interrompi o procedimento pois não estava vendo bons resultados e também porque eu acabei mudando de cidade. Como vi nos outros comentários, por ingenuidade e acreditando nas maravilhas que o médico expôs dei inicio ao tratamento, não sei quantos ml foi injetado, mas fiz cerca de 8 sessões. Conversei com o médico e expliquei que iria mudar de cidade e como havia pagado o tratamento de glúteo e pernas a vista solicitei que ele me devolvesse parte do dinheiro, coisa que ele não aceitou. Atualmente, estou sentindo fortes dores na região lombar. Não consigo ficar muito tempo sentada e dores a noite quando me deito de lado. O meu bumbum e quadris estão horríveis, irregulares e sem simetria. Sem contar, que apresento algumas manchas das agulhas que foram injetadas e algumas veias na região também estouraram e sem falar da quantidade de estrias que aumentaram. Estou muito preocupada com o meu estado de saúde. O meu bumbum simplesmente murchou e vendo a reportagem e lendo sobre o assunto pode ser que o PMMA tenha migrado para outras regiões do corpo. Gostaria que me esclarecesse quais procedimentos devo tomar, inclusive quanto ao médico que fez isso. Li também que não existe a possibilidade de retirar esta substância do corpo. Existe algum exame que posso fazer para verificar se houve esta migração? E se existe a possibilidade de correção da falta de simetria que a região apresenta com uma cirurgia plástica e possivelmente uma prótese de silicone? Graças a Deus não terminei o tratamento e tão pouco fiz as pernas, apesar de ter perdido meu dinheiro pois o médico não o quis devolver.
    Estou seriamente desnorteada e sem saber o que posso fazer e solicito que me ajude, por favor.

  33. Lucas's Gravatar Lucas
    14 de julho de 2012    

    Dayse,fiz bioplastia no nariz no dia 13/07/2012 mas infelizmente só vim pesquisar sobre a cirurgia mesmo após ter realizada,o médico aplicou a tal substância PMMA,ao ler relatos sobre a mesma,fiquei pasmo com os efeitos colaterais.Faz 1 dia que fiz a cirurgia,e eu retirar,é possível ? Como faço ? Grato.

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      15 de julho de 2012    

      Lucas, não é possível, de forma nenhuma, retirar o PMMA. Porém, fique agora tranqüilo, porque em muitos casos o resultado é bom e não existe reação adversa. Ou seja, agora que você já realizou, não sofra por antecipação. Um abraço, Dayse.

  34. Ana Flavia's Gravatar Ana Flavia
    20 de junho de 2012    

    Olá Dra. Gostaria de saber se há algum risco em se injetar acido hialuronico no mesmo local em que já foi injetado PMMA anteriormente. P. ex. injetei PMMA na lnha da mandibula,e nunca deu nenhuma reação, já fazem 8 anos, mas sinto que com o tempo a flacidez está voltando, e é como se o PMMA tivesse murchado. Posso aplicar o acido hialuronico nesse local para complementar os locais que têm flacidez? Obrigada desde já.

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      23 de novembro de 2012    

      Ana, isso é muito controverso. Tem médico que faz, tem médico que não faz. Eu prefiro não injetar, porque se complicar…

  35. Sllavinne's Gravatar Sllavinne
    17 de junho de 2012    

    Ola, Fiz preenchimento com pmma na maça do rosto nos primeiro 3 dias ficou ótimo mas depois de voltou ao que era eu coloquei apenas 1ml acho que foi pouco estou pensando em colocar 3ml em cada maçã do meu rosto agora pra ver se fica do jeito que eu quero, será que vai ser muito ou será suficiente…

    espero resposta agradeço dez de já…”

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      17 de junho de 2012    

      Olá, eu não tenho experiência com PMMA, pois só trabalho com ácido hialurônico. A quantidade varia muito, pois cada rosto tem uma necessidade.

  36. Lívia's Gravatar Lívia
    23 de abril de 2012    

    Olá Doutora, fiz um preenchimento no queixo com MPA, não achei barato pois utilizei 3ml do produto e paguei R$500,00 por ml, total de R$1.500,00. Não tenho idéia do que seja isso, é o mesmo que PMMA? Fiz com um médico muitíssimo bem conceituado em minha cidade, mas depois da reportagem estou desesperada para saber se é a mesma coisa. Na matéria do Fantástico foi dito que as complicações podem aparecer até 5 anos depois da cirurgia. Minha cirurgia completa 1 ano em maio. Até o momento está ótimo, lindo e sem nenhuma complicação, mas receio muito que com o tempo apresente problemas. Há algo possível que se possa fazer para evitar, já que remediar não é possível?

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      24 de abril de 2012    

      Lívia, não conheço MPA. O melhor será perguntar ao médico que fez o procedimento. Se ele é competente, isso é um ótimo sinal de segurança para você. Pois se já tem conceito na cidade, não vai fazer coisas que coloquem em risco o que ela já conquistou, provavelmente.
      Se for PMMA, a primeira coisa é pensar que na maioria das vezes dá certo. E também, que na maioria dos casos, as complicações já ocorrem logo no início. Não sofra por antecipação!
      Beijo,
      Dayse.

      • Lívia's Gravatar Lívia
        25 de abril de 2012    

        Olá Doutora Dayse, muito obrigada pela resposta, liguei para o consultório do meu médico, estou aguardando o retorno dele e vou encontrá-lo para esclarecer sobre o MPA. Agradeço muito a atenção. Quando eu tiver um retorno do meu médico dou notícias sobre o que é o procedimento que realizei. Fico triste em ver que alguns médicos ou outros profissionais não esclarecem o que realmente fazem e os riscos dos procedimentos feitos. Em minha consulta falamos muito sobre a rinoplastia que fiz na mesma ocasião, mas sobre o preenchimento do queixo ele foi muito superficial, mal explicou o que é o MPA, a explicação ficou no efeito estético que traria mas não sobre o procedimento médico e os riscos a que eu seria exposta. Eu como paciente, sei muito pouco. Peco na ingenuidade até de que perguntas fazer ou o que pesquisar, deposito a confiança no médico e acredito que ele esteja fazendo tudo corretamente. Imagino que seja o caso de muitas pessoas. Mas situações como esta servem de lição, eu nem mesmo sei se o que fiz é o mesmo que PMMA, mas choro só de ver algumas imagens de como fica no caso de complicações. Serve para aprender a pesquisar mais, questionar mais e não fazer nada sem os devidos esclarecimentos. Sobre a reputação do médico, isso sim eu pesquisei muito. Não escolhi qualquer médico por preço, não sou uma pessoa com condição financeira de esbanjar, mas juntei dinheiro por 2 anos para realizar o sonho da minha cirurgia no nariz, mesmo assim, hoje estou insegura. Espero de verdade que o médico preze pela reputação dele e que eu esteja sofrendo por antecipação! Obrigada mais uma vez e desculpe pelo desabafo! Desejo sucesso para pessoas como voce que se preocupam não só em lucrar mas com a saúde do paciente e fazem jus ao juramento da profissão! beijo!

  37. Daniele Lima's Gravatar Daniele Lima
    22 de abril de 2012    

    Eu pensei que acido hialuronico era o mesmo PMMA!! na dúvida eu prefiri fazer preenchimento com gordura minha mesmo no gluteo,mas sinto que ja perdi metade do que coloquei!será que o ácido seria uma boa idéia pra dar o volume que eu quero? tô com dúvidas…

  38. Adriana Prado's Gravatar Adriana Prado
    18 de abril de 2012    

    Fiz preenchimento com ác. hialurônico, não tive coragem de fazer com Botox, e fiquei muuiiitooo satisfeita. Agora, imagina aí se eu teria coragem de usar este PMMA? Até a sigla é esquisita, parece abreviatura de alguma prefeitura municipal, rsrss.

    Valeu a explicação doutora. Beijo

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      18 de abril de 2012    

      Kkkkkkkkkkkkkkkk!

  39. Lucilene's Gravatar Lucilene
    18 de abril de 2012    

    boa tarde

  40. 18 de abril de 2012    

    Nossa qdo fui ver sobre bioplastia, achei meio complicado mesmo, e agora com sua explicação ficou bem mais claro, Dra meu sonho é fazer o procedimento com acido hialuronico, muito melhor só que é caro como vc disse
    xoxo!

    • Dra Dayse's Gravatar Dra Dayse
      18 de abril de 2012    

      Os produtos estéticos são caros, pois envolvem muita tecnologia e pesquisa. São produtos seguros, testados e aprovados. Não dá para arriscar.